Otoplastia

Orelha em Abano X Bullying

                 As crianças portadoras de orelha de abano , geralmente se tornam motivo de brincadeira e gozação entre os colegas ("bulling"), e em virtude disso, passam a desenvolver sentimentos de tristeza, baixa auto-estima e depressão.

                Esse abalo emocional provocado pela condição resulta em traumas psicológicos que podem acompanhar o paciente por toda sua vida, reduzindo sua auto-confiança a medida que entra na idade adulta.

 

                   Em virtude disso, a cirurgia de Otoplastia costuma ser indicada a partir de 5 anos de idade, pois é nesta época que a criança passa a ter problemas de auto-estima, e também porque a orelha já está com o tamanho aproximado da orelha de um adulto. Em adultos, a cirurgia de otoplastia pode ser realizada em qualquer idade, geralmente sob anestesia local.

 

                   A otoplastia, ou cirurgia da orelha, é uma cirurgia plástica relativamente comum e talvez seja um dos procedimentos estéticos de maior impacto no estado emocional e modo de encarar a vida do paciente. Uma das principais razões que leva esse paciente a procurar a otoplastia é a correção de orelhas muito protusas ( “ orelha abano “ ), que se destacam na lateral da cabeça, atraindo atenção negativa para face e sendo motivo de grande constrangimento para o paciente, em qualquer idade.

 

                      A cirurgia é realizada através de uma incisão atrás da orelha, conde remodelamos a cartilagem da orelha com pontos e raspagens, afim de melhorar a relação da orelha com a cabeça.

A partir de qual idade é recomendado fazer a Otoplastia?

Quem são as crianças que podem ser submetidas a Otoplastia?

       • Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido,
    • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção,
       • Crianças  cooperativas e que sigam as recomendações médicas,
    • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

 

Como é a Recuperação?

  • O pós operatório é relativamente tranquilo, e o uso da Faixa Elástica é necessário por um período mínimo de 01 mês.

  • Evitar esforços físicos por 10 dias

  • Tomar as medicações prescritas

  • Evitar tomar sol

QUER RECEBER MAIS NOTÍCIAS SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA? INSCREVA-SE

Contato / Localização

Rio Claro

Rua 10, N. 827  -  Consolação

Tel: (19) 3024-3323

 

São Paulo

Rua Itapeva, 286, cj 63/64  -  Bela Vista

Tel: (11) 4314-6900

Dr. Felipe Bedran Neto  -  Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  -  CRM: 134.444   -   RQE: 50.954